Como o estresse prejudica a sua vida financeira?

Como o estresse prejudica a sua vida financeira?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 90% da população mundial sofre em alguma medida com o estresse. Já um ranking feito pela International Stress Management Association (Isma) elencou o Brasil como segundo país mais estressado do planeta. Os malefícios deste estado são amplamente conhecidos, mas você sabe como esse sentimento prejudica a sua vida financeira?

Valer lembrar que a condição é um processo natural do nosso organismo. Trata-se da resposta do corpo aos estímulos do mundo exterior que podem representar uma ameaça. Em níveis controlados não há efeito negativo atrelado à sensação. Ela pode ajudar inclusive a alcançar os nossos objetivos. É a sua continuidade e excesso que a convertem em algo grave.

As armadilhas da sociedade contemporânea

Temos então que, apesar de sua função natural de estímulo, em quantidades elevadas ele se torna um problema. Fisicamente podem ser experimentadas alterações do sono, humor, doenças circulatórias e transtornos psíquicos. A incidência elevada de pessoas estressadas no mundo ocorre por conta do aumento de situações de estresse na vida moderna.

A liberação de cortisol, hormônio relacionado à condição, é apenas o princípio de toda a questão. Pois ao nos sentirmos pressionados advém a sensação de que não conseguimos cumprir com nossas responsabilidades. O que com o tempo passa a se concretizar e incluir os compromissos de ordem financeira.

Como esse sentimento prejudica a sua vida financeira?

À primeira vista pode até parecer que não há relação direta entre o sentimento e a sua vida financeira. Mas não se engane. Basta ler o tópico anterior para notar que a condição afeta o bem-estar individual. De cara isto vai repercutir em nossa produtividade. Se o estímulo for continuado pode se tornar até mesmo uma causa para afastamento do trabalho.

Naturalmente as suas finanças e padrão de vida acabarão sendo impactados negativamente. Inclusive, na tentativa de reduzir a tensão muitas pessoas adotam hábitos financeiramente perigosos; exemplo comum é o consumismo exagerado. Ademais, muitos estudos constatam que o endividamento se relaciona com frequência aos problemas de saúde. Como aqueles que advém do estresse.

O que é estresse financeiro?

As situações descritas podem levar uma pessoa a viver uma situação de estresse financeiro. Trata-se de quando não conseguimos manejar os nossos recursos, contraindo dívidas que nunca conseguimos quitar. Em tais circunstâncias ocorre uma verdadeira incapacidade para administrar as finanças.

Sem a segurança nessa área tão importante de nossas vidas uma espiral de problemas tende a se desencadear. Incluindo-se todos os efeitos nocivos de se estar sob uma carga de estresse constante. Ou seja, tanto a saúde física, quanto as relações pessoais acabam prejudicadas.

Quais são os agentes estressores?

Quando falamos de finanças e estresse é fácil apontar certos fatores como fonte do transtorno. As dívidas, é claro, encabeçam a lista, pela grande ansiedade que podem causar. Um agente estressor ligado à modernidade, por outro lado, é a busca por sucesso.

Especialmente quando ela se traduz no poder de compra. É importante nos conscientizarmos que nem tudo aquilo que a sociedade de consumo nos impõe vale a pena adquirir. Uma causa mais grave é o medo de perder o emprego, que aumenta em momentos de crise econômica.

Para quem conquistou a estabilidade financeira um receio particular, e que gera ansiedade, é retroceder em sua posição social. Algo que está diretamente relacionado com outra característica de estresse: o contexto socioeconômico em que vivemos. Por fim, fatores individuais, como idade e formação, possuem grande peso no mercado de trabalho. Consequentemente, também podem influenciar no quão financeiramente estressados estamos.

Estes são os principais riscos do estresse. Agora que você sabe como esse sentimento prejudica a sua vida financeira, confira dicas para equilibrar as suas contas. Basta acessar o nosso blog e ler outro de nossos artigos.