Cortes no orçamento: como fazê-lo

Cortes no orçamento: como fazê-lo

Gastar menos do que se ganha é o primeiro passo para se livrar das dívidas.

Depois de se conscientizar desta necessidade se faz necessário adotar medidas práticas que possibilitem fazer o salário durar até o fim do mês.

Agora, toda mudança de hábito exige esforço e dedicação para a efetiva concretização, se não ela é momentânea, não duradoura, passageira.

Vejo pessoas conscientizadas tomarem ações erradas para o controle dos gastos e equacionamentos das despesas. Realizam cortes onde não deveriam e continuam a ter gastos que poderiam ser eliminados ou ao menos amenizados.

Austeridade total não funciona. É igual a regime: apresenta resultado no primeiro mês, mas não é sustentável. Assim como o segredo do controle do peso está numa readaptação alimentar, o segredo do sucesso financeiro está no gasto ponderado.

Cortar tudo não é a solução.

O que é importante para você?

Cada pessoa é um ser único. E simplesmente por isso a valoração das coisas não obedece a um critério geral, é pessoal e intransferível.

A primeira coisa a se pensar antes de sair cortando gastos é procurar numerar o que realmente é importante para você e sua família. Reúna a família para uma conversar franca, fale da necessidade de reduzir as despesas e peça que todos os membros da família façam uma lista de prioridades de consumo.

Com toda certeza haverá surpresas ao se comparar as listas. Enquanto a filha adolescente poderá classificar como prioridade número 1 fazer as unhas toda semana, o filho homem classificará este gasto como totalmente possível de corte. Veja como a valoração das necessidades é arbitrada de maneira totalmente distinta.

Respeito pelas prioridades do outro é fundamental.

Depois de cada um dos membros da família fazerem suas listas pessoais devem montar uma lista coletiva onde devem conversar e chegar a um senso comum.

Esta tarefa é árdua, exige muito diálogo e renúncia por parte de todos.

Chegar a uma lista aceitável por todos é complicado.

O carro

Um conselho que sempre dou as famílias é ponderarem se reduzir o padrão do automóvel não é viável. Ao invés de um carro 4 portas, todo automático e com diversos cavalos de potência, porque não um carro popular que consome menos combustível e possui valor de seguro e impostos menores. E o melhor: transporta para o mesmo lugar que o carro mais luxuoso.

A casa

Morar num bairro popular e numa casa menor também reduz custos. A manutenção de uma casa menor é proporcionalmente menor. Mudar de casa é outra opção a ser levada à discussão.

Gastos com beleza

Já aprendi que as prioridades femininas são bem diferentes das masculinas. Beleza é prioridade para a grande maioria das mulheres. Sugerir o corte total das despesas em salão de beleza será uma afronta.

O melhor é buscar reduzir estas despesas. Talvez procurar um salão onde os preços são menores, mas cortar estes gastos não é solução. Eles fazem bem a autoestima da mulher.

TV paga e Internet

Realmente a família precisa de um pacote de TV com tantos canais que raramente são vistos? Uma conexão tão veloz realmente se faz necessária?

Fora a possibilidade de se negociar um melhor preço. Ligue em sua operadora e ameace cancelar o serviço. Com toda a certeza lhe será oferecido algumas vantagens.

Conclusão

Se você não mora sozinho e precisa ponderar cortes no orçamento não deixe de consultar sua família. Considerar as preferências de cada um é fundamental para o sucesso. As pessoas só se sentem responsáveis quando participaram do plano, por isto é importantíssimo que todos estejam envolvidos.

Agora eu pergunto… O que é prioridade para você? Em sua lista, o que está no topo dela? E as preferências dos seus familiares, você conhece?

Boa semana!