Deixe de pagar tarifas bancárias

Deixe de pagar tarifas bancárias

Apesar de ser possível ter conta corrente e cartão de crédito sem pagar nada, tanto pelo pacote de serviços como pela anuidade, muitos clientes bancários ainda pagam taxas. Alguns por pura preguiça de irem ao banco, mas a grande maioria por desconhecer a existência de contas gratuitas e cartões free.

Nunca, jamais, ao chegar a um banco para abrir uma conta corrente a gerência irá lhe informar da possibilidade de uma conta corrente sem tarifas, isto porque o banco não lucra desta forma, mesmo sendo o seu perfil compatível com esta modalidade.

A conta essencial foi regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional do Banco Central através da resolução 3.518 publicada no Diário Oficial da União em 10/12/2007. Todo banco é obrigado a oferecer o pacote de serviços tido como essencial e gratuito. Este pacote permite ao cliente: a) ter cartão de débito para a movimentação bancária; b) 10 folhas de cheque por mês; c) 4 saques mensais, seja na boca do caixa ou nos terminais de auto-atendimento; d)imprimir 2 extratos por mês nas centrais de auto-atendimento; e) compensar cheques; f)realizar de duas transferências entre contas no mês e g) uso irrestrito do home banking para consultas diversas.

O pacote essencial gratuito acolhe a grande maioria dos usuários de banco, pois 4 saques no mês e a possibilidade de emitir 10 cheques atende a necessidade da maioria dos clientes. Mas, caso ainda durante os 30 dias seja necessário extrapolar este limite a cobrança é feita apenas do serviço utilizado, onde, por exemplo, o uso de uma folha a mais de cheque será tarifado em alguns centavos de real.

É claro que seu gerente de banco não irá lhe oferecer a possibilidade de abrir uma conta essencial, afinal não é vantagem para o banco, ele prefere lhe amarrar a um pacote com tarifa mensal, onde você pode fazer uso irrestrito dos serviços bancários. Mas para que pagar por estes serviços sendo que você não irá usá-los?

Você também pode mudar seu pacote atual tarifado pelo essencial, para isto basta se dirigir ao banco e conversar com a gerencia. Nos últimos meses acompanhei clientes e mesmo parentes ao banco para solicitar a mudança, em alguns me deparei com o desconhecimento do atendente, mas ao citar a resolução do Banco Central e pedir que ele consultasse outro funcionário o problema foi resolvido. Estive presente nos Bancos: Brasil, Itaú, Santander e Bradesco. Em todos eles, com maior ou menor dificuldade, consegui a mudança.

Uma ameaça de reclamação junto ao Banco Central resolve qualquer dificuldade. #ficaadica.

Além da conta essencial imposta pelo Banco Central que todo banco é obrigado a fornecer a seus clientes, alguns bancos oferecem contas digitais gratuitas: contas sem pacote de tarifas quando as transações são realizadas por meio do home banking.

Três dos grandes bancos possuem contas digitais, no Bradesco é a DigiConta, no Itaú a iConta e no Banco do Brasil a Conta Digital. Ao abrir ou migrar sua conta corrente para o pacote digital você deixa de pagar tarifas, mas poderá apenas usar a Internet para realizar transações. A grande virtude destas contas é que mesmo a realização de DOC e TED (transferência de valores entre contas correntes de bancos diferentes) não é tarifada. Para o investidor que transfere valores mensalmente para uma corretora isto significa economia de custo.

As contas digitais são excelentes, você faz transferências, vê o extrato e paga qualquer tipo de conta através do home banking, também coloca crédito no celular sem precisar ir ao banco ou a qualquer outro lugar para isto, e o melhor de tudo é que não paga um centavo de tarifa.

Cartões sem anuidade

Só faz sentido pagar anuidade em cartões de crédito que ofereçam vantagens. Se sua preocupação não está nas vantagens e sim em não pagar anuidade a melhor escolha são os cartões free, aqueles que não cobram anuidade. O banco Santander, pelo que eu saiba, é o único grande banco que oferece um cartão sem anuidade de forma direta, porém em todos os demais grandes bancos é possível ter um cartão sem vantagens e sem anuidade, basta para isto ter uma boa relação com o banco. Entenda boa relação como não usar com frequência o limite especial e nem estar com o nome nos serviços de proteção ao crédito. Nesta situação basta negociar com o gerente um cartão sem tarifas. É vantagem para o banco que seus clientes façam uso do cartão para pagar contas.

Conclusão

É plenamente possível nos dias de hoje ter conta corrente e cartão de crédito em qualquer grande banco sem pagar tarifa alguma. É claro que estas opções nunca serão lhe ofertadas, você terá que solicitá-las.

Reserve uma manhã ou tarde para ir ao seu banco negociar a isenção de tarifas. Não se esqueça de levar anotada a resolução do Banco Central para poder citá-la caso haja desconhecimento do atendente.

Boa semana e se livre dos custos bancários já!