Diferença entre tesouro direto e tesouro selic

Diferença entre tesouro direto e tesouro selic

Corriqueiramente, o investidor que busca realizar aportes em títulos públicos do Governo Federal visa entender a diferença entre Tesouro Direto e Tesouro Selic. Isso porque há uma série de características, elencando que um é a modalidade de investimento, enquanto outro é um produto financeiro.

Mas, efetivamente, quais são as diferenças nesse sentido? É disso que iremos tratar neste artigo, apontando o que difere o Tesouro Direto e o Tesouro Selic. E, para complementar, daremos algumas dicas pontuais sobre qual escolher, de acordo com o seu perfil e sua necessidade.

Tesouro Direto x Tesouro Selic: o que são?

Primeiramente, iremos abordar o que é cada um, te ajudando a compreender porque ambos os termos causam tanto confusão. Dessa forma, podemos resumir da seguinte maneira:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto não é um investimento por si só, mas sim um programa do Governo Federal que conta com uma série de produtos financeiros. Os títulos são vinculados ao Tesouro Nacional, que são papéis emitidos no qual você empresta dinheiro para a União para o pagamento da dívida pública.

Essa modalidade de renda fixa, depois da poupança, é o investimento ‘queridinho’ dos brasileiros. Isso porque o programa é o mais seguro do mercado, além de ter opções de boa rentabilidade, segurança e liquidez. O Tesouro Direto possui os seguintes produtos financeiros:

- Tesouro Prefixado

- Tesouro Prefixado com Juros Semestrais

- Tesouro IPCA

- Tesouro IPCA com Juros Semestrais

- Tesouro Selic

Tesouro Selic

Como citado acima, o Tesouro Selic é um dos investimentos do Tesouro Direto, junto com as outras quatro opções. Diferente dos pré-fixados e dos híbridos (IPCA), ele é um investimento pós-fixado, ou seja, eles rendem de acordo com um índice específico. No caso do produto financeiro que estamos falando, ele é atrelado à Selic.

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa que cerne a inflação dentro do território nacional. Seu indicador é definido pelo Banco Central que, oito vezes por ano, reúne-se através do Comitê de Política Monetária, o COPOM. Assim, o Tesouro Selic é indexado ao percentual que a Selic se encontra.

Em outras palavras: este tipo de investimento irá render exatamente o valor da taxa de juros, mais em pequeno percentual. Quanto mais alta estiver a Selic, maior será a rentabilidade do investidor; em contrapartida, como experimentado nos últimos períodos, a Selic em baixa significa que o título do Tesouro Nacional será menos rentável.

E como escolher?

Sabendo que o Tesouro Direto é o programa do Governo, enquanto o Tesouro Selic é uma das modalidades de investimento, deve-se escolher o melhor título de acordo com vários fatores. Entre eles podemos elencar:

- O objetivo: cada título do Tesouro Direto conta com um vencimento, uma rentabilidade específica, o que pode funcionar como uma ‘poupança’ a curto prazo até complemento da aposentadoria a longo prazo;

- A liquidez: o Tesouro Selic se destaca em relação aos demais quando o assunto é liquidez - visto que seu resgate pode ser diário. Contudo, vale o destaque: o Imposto de Renda regressivo e as taxas são aplicadas em qualquer investimento do gênero;

- A segurança: o Tesouro Direto se destaca por ser um ativo de dívida pública do melhor pagador do país - a própria União. Dessa forma, não tenha dúvidas: todos os investimentos aqui são seguros.

O nosso blog traz informações pontuais como esta para esclarecer dúvidas e trazer dicas para quem deseja investir. Acesse o site e saiba mais!

Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!