Dicas para definir com sucesso suas metas e objetivos financeiros

Dicas para definir com sucesso suas metas e objetivos financeiros

Definir metas e objetivos financeiros é o caminho mais adequado para ter sucesso nas finanças. Quando alimentamos algum sonho para a nossa vida e não conseguimos realizar, veja que isso nem sempre é consequência da falta de dinheiro em si, e sim da ausência de uma disciplina adequada, para determinar um caminho e cumprir aquilo que foi traçado.

Porém, definir metas e objetivos também é um processo complexo. Essa determinação deve ser parte de um bom controle financeiro pessoal, que engloba estratégias claras de como e quando você pode atingir suas metas dentro da sua realidade financeira.

Pensando nisso, nós vamos te mostrar cinco dicas para definir com sucesso suas metas e objetivos financeiros. Confira:

Seja específico

Metas e objetivos genéricos não vão te levar a lugar nenhum. É preciso dedicar tempo e esforço para que você realmente trace um caminho de como cumpri-los.

Um exemplo: se o seu sonho é viajar para a Europa, estabeleça como você terá condições para tal. Quais são os custos de uma viagem para o Velho Continente? Tendo esse valor como base, entenda como e por quanto tempo poupar, para que você consiga arcar com todos os custos.

Assim, você percebe que há uma grande diferença entre “viajar para a Europa” e “poupar 5% da minha renda mensal durante um ano para viajar para a Europa”, certo? Seja objetivo e específico.

Defina metas realistas

Metas e objetivos certamente podem ser ambiciosos, mas é fundamental não fugir da realidade. Quais são seus lucros e despesas mensais? É fundamental entender esse balanço, para que você saiba como poupar sem comprometer o seu orçamento mensal.

Pegando o gancho do exemplo anterior, imagine que você determine poupar 60% da sua renda durante três meses para viajar para a Europa. Parece lindo, certo? Mas é óbvio que isto é praticamente impossível de se cumprir, sem comprometer suas obrigações para sobreviver.

Determine um prazo

Definir metas e objetivos sem estabelecer um prazo, normalmente é o equívoco de muitas pessoas. Obviamente, esse tempo precisa ser bem fundamentado, de forma que realmente seja propício para que você cumpra aquilo que foi determinado.

Quando você define um prazo, você consegue mirar com mais clareza quando poderá colher os frutos daquilo que foi planejado, sem que a sua metodologia fique apenas na subjetividade.

Revise as metas

Antes de mais nada, você precisa definir um mecanismo para acompanhar seu controle financeiro, seja a partir de um caderninho e caneta ou de um gerenciador financeiro online. Esse controle também te ajudará a revisar as metas quando necessário, afinal, você pode ter errado a mão no prazo ou simplesmente seus objetivos de vida podem mudar com o tempo. Portanto, seja honesto consigo mesmo e faça as revisões necessárias.

Estude sobre investimentos

Além de poupar, saiba que aprender a investir também pode te ajudar a alcançar suas metas e objetivos. Por isso, estude sobre o mercado de investimentos e identifique o seu perfil de investidor para entender como seu dinheiro pode render.

Gostou das dicas? Para mais artigos exclusivos sobre finanças pessoais, acesse o nosso blog!