Como a inteligência artificial pode impactar a sua vida financeira?

Como a inteligência artificial pode impactar a sua vida financeira?

A Inteligência Artificial, também chamada de AI, é um avanço tecnológico que possibilita que sistemas sejam capazes de simular inteligência similar a dos humanos, o que significa dizer que não se trata apenas de uma tecnologia com ordens específicas ou pré-concebidas, mas de uma solução que pode tomar decisões de forma autônoma, a partir de um grande banco de dados que é alimentado frequentemente.

Mas como a Inteligência Artificial vem sendo aplicada ao setor financeiro e como isso pode impactar a vida financeira das pessoas? Saiba a seguir.

A Inteligência Artificial e o setor financeiro

A Inteligência Artificial já está alterando a vida financeira de muitas pessoas e empresas. De acordo com a Época Negócios, a Inteligência Artificial redesenhou o setor financeiro, oferecendo soluções inteligentes que contribuem para a tomada de decisão de organizações e reduzem custos.

Em outras palavras, complementam os especialistas da revista, são soluções que mapeiam os hábitos e preferências dos usuários de tecnologias inteligentes, de modo a oferecer a eles a solução ideal para o seu caso.

Como exemplo, cita o Nubank, banco digital que vem crescendo significativamente nos últimos anos. Na medida em que um usuário insere uma conta na plataforma do Nubank para realizar uma transferência, o banco, automaticamente, grava as informações e oferece essa opção sempre que existir a necessidade de uma nova transferência, sem que o usuário precise inserir novamente os dados.

Benefícios da Inteligência Artificial

Além de auxiliar clientes de bancos nos processos rotineiros, a AI oferece uma série de benefícios, na visão do especialista em Educação Financeira, André Bona, como:

• Transações mais rápidas nas operações financeiras;

• Maior segurança nas transações financeiras;

• Melhor experiência, não só com relação ao atendimento, mas também porque a AI oferece, geralmente, diversas funções, o que amplia a sensação de satisfação do usuário de um serviço que opere segundo a lógica da inteligência artificial.

Maior controle em relação às finanças

A maioria dos aplicativos financeiros conta com soluções amparadas pela lógica da Inteligência Artificial que oferecem, automaticamente, a você uma série de informações que podem lhe ajudar a obter maior controle em relação às suas finanças, como:

• Possibilidade de acesso à conta corrente ou aplicativo de internet banking a partir da digital, da íris ou do rosto;

• Relatório completo das entradas e saídas de recursos, o que lhe dá uma visão ampla em relação a como anda as suas economias;

• Fornece, com base na análise de entradas e saídas de recursos, um planejamento do seu orçamento mensal;

• Diz exatamente as áreas em que está mais gastando, como saúde, educação, comida e lazer, de modo que assim visualize melhor para qual lugar as suas economias estão indo mais.

Considerações finais

Como se vê, a Inteligência Artificial veio para somar, no sentido de que está revolucionando a forma como controlamos e controlamos as nossas finanças. Ela fornece dados que nos ajudam a tomar decisões mais inteligentes, que nos levem a alcançar os nossos objetivos com maior agilidade.

Gostaria de ler mais conteúdos como este? Então não perca mais tempo e navegue agora mesmo pelo nosso blog! Estamos sempre compartilhando textos que podem enriquecer ainda mais os seus conhecimentos.