Bancos digitais: você sabe como eles funcionam?

Bancos digitais: você sabe como eles funcionam?

Com a Internet e dispositivos móveis, atualmente, você pode fazer inúmeras atividades em poucos cliques. Para serviços bancários não é diferente. Com a +criação e popularização dos bancos digitais, é possível criar contas e receber atendimento sem sair de casa.

Bancos digitais X tradicionais

Segundo a Febraban, para uma instituição financeira ser considerada banco digital há três requisitos básicos. São eles:

  • Obter todos os documentos necessários para criação e funcionamento da conta através de ferramentas digitais, incluindo a assinatura do cliente;
  • Consultas e contratação de serviços e produtos feitas digitalmente;
  • Oferecer diversos canais de atendimento para resolução de quaisquer problemas do cliente, sem que este necessite ir à agência.

As instituições que não possuem todos esses requisitos são consideradas apenas bancos digitalizados.

Os bancos digitais têm vantagens em relação a cobrança de tarifas (que sofre reduções no atendimento virtual), rapidez e praticidade. De qualquer lugar e em qualquer horário, você pode efetuar serviços bancários, sem precisar pegar filas.

Menos burocracia

A diminuição da burocracia é outra característica dos bancos digitais. Dependendo da instituição, é possível fornecer documentos e assinatura de modo simples, pelo aplicativo do banco. A documentação não difere das instituições comuns, requisitando RG, CPF, comprovantes de renda/residência e não ter restrições no SPC.

Bancos digitais têm se popularizado e aperfeiçoado atualmente, levando grandes bancos comuns a criarem suas próprias versões. Banco do Brasil (BB digital), Santander (SuperDigital), Next (Bradesco), e Conta Corrente Online (Itaú) são alguns exemplos.

Quais são os serviços oferecidos pelos Bancos Digitais?

Os principais serviços oferecidos por bancos digitais são: conta correntecartões de crédito e débitosegurosempréstimosinvestimentos e consórcios.

Depósitos, usualmente, são feitos por TEDs, DOCs ou boletos e os saques são realizados, normalmente, na rede Bancos 24H.

Bancos Digitais no Brasil

No Brasil, existe uma grande variedade de bancos digitais. É possível citar nomes como Original, Next, Inter, Neon, Nubank, BB digital, Agibank, SuperDigital, Pag!, PagSeguro e Sofisa Direto.

Cada uma dessas instituições possui peculiaridades, variando na cobrança de tarifas e nos serviços e produtos disponibilizados.

InterAgibankNeonNextNubank e Pag! não cobram taxa de manutenção e InterNubank e Pag! não cobram por transferências. Bancos como Pag! e Inter oferecem saques gratuitos. OriginalNextNeonInterPag! e Nubank não preveem anuidade no cartão de crédito.

Outras iniciativas

Há, ainda, bancos digitais criados para alguns fins específicos, como o Banco Maré, para comunidades carentes. Essa instituição possui sua própria moeda (palafita) e facilita o acesso a contas bancárias para população de baixa renda.

Lojas como Renner e Pernambucanas possuem suas próprias contas digitais, ofertando serviços como depósitos, saques e cartões para clientes. A Renner ainda disponibiliza empréstimos, consórcios e seguros.

Considerações Finais

Bancos digitais são alternativas para quem busca atendimento rápido, em qualquer horário, e deseja evitar filas, burocracia e altas tarifas. Se você pensa em abrir uma conta bancária, ou mudar de banco, procure a instituição virtual ideal para suas necessidades. Realize suas atividades bancárias com praticidade e mobilidade

Para mais artigos sobre educação financeira para você ou sua empresa, acesse o nosso site.