Diferenças: Faculdade, Centro Universitário e Universidade

Diferenças: Faculdade, Centro Universitário e Universidade

Muitos pensam que é tudo a mesma coisa, mas existem algumas diferenças que caracterizam cada tipo de instituição. Veja agora o que muda entre elas.

Faculdade

São instituições de ensino superior que não oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento. Em geral são especializadas em oferecer cursos em uma área específica do saber (exatas, humanas ou biológicas).

Faculdade não tem autonomia para criar novos cursos, precisam da autorização do Ministério da Educação (MEC) e um terço de seu corpo docente deve ter no mínimo pós-graduação lato-sensu (especialização, MBA).

Centro Universitário

Oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento e tem autonomia do MEC para criar novos cursos. Um terço de seu corpo docente deve ser composto por no mínimo mestres e pelo menos 20% dos professores serem contratados em período integral.

Universidades

Um terço dos professores deve ter o título mínimo de mestre e serem contratados em período integral. Obrigatoriamente devem ser oferecidos pelo menos quatro programas de pós-graduação strictu-sensu (mestrado e doutorado) sendo pelo menos um deles de doutorado. Outra obrigação é oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão.