Evolução tecnológica – Final

Evolução tecnológica – Final

Estamos em 2030.

Você se lembra daquele desenho animado que retratava o dia-a-dia de uma família da metade do século XXI? É esse mesmo, “Os Jetsons”, com seus robôs empregados, carros voadores e projetores.

Nossa realidade agora se aproxima muito da realidade deles. Tecnologias que antigamente eram consideradas ficção científica, agora é realidade.

Se você ainda possui aqueles óculos da década de 2020, que utilizava com PC, corre e vende rápido. Pois se demorar muito, não valerá mais nada.

Hoje, você é o computador e utiliza, como tela, lentes de contato com realidade aumentada de última geração. As imagens são enviadas diretamente para sua retina.

Essa tecnologia já tinha sido utilizada, no passado, no famoso filme “Exterminador do Futuro 2”, onde o personagem principal, um androide, fazia uma leitura do local, por meio de informações armazenadas num banco de dado, apenas com um olhar.

E as coisas não param por aí. Lembra-se daquele conceito de computação em nuvens (o cloud computing)? Já domina por todo lugar e o mais interessante é a forma de acesso: pela sua mente. Basta pensar num site ou executar um determinado software.

Outro detalhe interessante são as nossas TVs. Elas possuem imagens holográficas em 3D. Quer assistir uma partida do nosso glorioso tricolor?

Hoje, já possuímos robôs que executam diversas das nossas atividades. Se quiser, você pode comprar um em qualquer loja de departamentos. Essa tendência já havia sido relatada pelo escritor Marshall Brain na obra “Robot Nation”.

A inteligência robótica está tão avançada que já possuímos carros controlados por piloto automático. Ele faz uma identificação do ambiente e conduz o veículo de forma segura, sem ninguém ao volante. Os chamados “motoristas virtuais”.

Em 2030, nós não temos mais problemas com segurança. Nossa tecnologia criou “O Olho que tudo vê”. Ele é capaz de monitorar todas as nossas ações, criando um ambiente seguro para todos nós.

Lembra-se daquela história da camada pré-sal, que aquela petroleira brasileira descobriu? Foi desativada, pois nossos carros são todos elétricos. A tecnologia evolui tanto que se tornou um carro popular.

Recordo-me que você tinha medo de viajar de avião, devido às inúmeras tragédias ocorridas no passado. Estou certo? Pois então, nosso sistema aéreo é muito mais seguro.

E digo mais: nossa tecnologia evoluiu ao ponto que o consumo de combustível diminuiu e o voo é bem estável, praticamente sem turbulências. Se você quiser apreciar a paisagem durante o voo, a empresa Airbus criou um avião em que suas as paredes e o chão podem ficar invisíveis.

Agora me responda com sinceridade, você quer retornar ao passado?

Infelizmente, a viagem ao futuro termina aqui. Quero relembrar que as previsões, geralmente, são feitas a partir da realidade atual projetada para o futuro. Portanto, muitas das tendências, aqui relatadas, surgirão da tecnologia atual. Claro que algumas poderão ser extas e outras apenas imaginações. Para confirmar esta tese, basta analisar as projeções feitas, em 2000, para o ano de 2010.

Nos vemos no futuro. Até lá!