PowerPoint. Por favor, use-o corretamente!

PowerPoint. Por favor, use-o corretamente!

O PowerPoint da Microsoft é o software para apresentações de slide mais usado no Brasil e provavelmente no mundo. O grande problema é que a grande maioria das pessoas não sabe usá-lo!

Nas escolas o programa virou bengala. Professores mal preparados, com pouco domínio do conteúdo, copiam textos e mais textos, ficam lendo para os alunos e acham que isso é dar aula.

Já alunos parecem que aprenderam com os maus professores. Ao apresentarem um trabalho fazem a mesma coisa, ao invés de apresentar o conteúdo, o copiam para os slide e ficam lendo um a um.

Ai que sono……

Aulas assim são ótimas para quem tem problema de insônia, são melhor que qualquer remédio para dormir.

Gente, quem dá aula é o professor, o PowerPoint é apenas uma ferramenta para facilitar o aprendizado. Se o professor entope de texto um slide e começa a explicar usando o texto projetado como muleta, sinceramente, ele não é professor. Os alunos irão ler o texto e não prestarão atenção na fala do professor. Pior ainda é quando o professor lê o que está projetado no slide, aí o aluno conclui: se fosse para ler porque não me enviou no e-mail, assim eu não precisava vir para a aula.

Animações e efeitos é outro grande problema. Já assisti aulas que o professor colocava efeito sonoro na transição de slide – sem comentários. Letras caindo, girando, vindo da lateral, pulando na tela, aiiiiiii meu Deussssssssssss. Para tudo. Tudo errado. Esses efeitos estão no programa mas não são para serem usados, a não ser em casos bem específicos e pontuais. Está com dúvida, não use.

Fontes e suas cores e tamanhos. Sabe aquelas fontes bonitinhas e ordinárias? Não devem ser usadas. Elas cansam a vista, são chatas e metade da sala irá achar o máximo e a outra metade irá odiar. Como o que tem que aparecer não é a apresentação e sim o conteúdo da aula, use fontes não serifadas, assim você não corre o risco de errar. Se sua apresentação não for sobre uma escola de samba, cuidado com o uso excessivo das cores e lembre-se que a cor da fonte deve contrastar com o fundo, senão dificulta a leitura. Já a cor de fundo deve ser escolhida de acordo com o horário da apresentação, evite cores escuras quando a apresentação for ser realizada a noite e dê preferência a elas caso a apresentação for de dia. Já o tamanho da fonte deve ser pensada de acordo com o tamanho da plateia, fontes muito pequenas dificulta a leitura de quem estiver mais distante.

As dicas:

Slide não é relatório. Use-o para chamadas do conteúdo a abordar, para resumir um conceito anteriormente explanado numa frase curta ou para mostrar figuras ou gráficos.

Use título em todo slide.

Cores podem ser usadas para demonstrar hierarquia.

Em textos centralizados não cabem marcadores. Caso o marcador seja necessário o texto deve estar alinhado à esquerda.

Gráficos devem ser autoexplicativos.

Lembre-se que a apresentação serve apenas para enriquecer a aula ou apresentação, o professor deve ser capaz de dar a mesma aula sem o uso de slide, afinal de contas há 15 anos não havia slide, mas existia escola.