Ter muito dinheiro não significa ser rico.

Ter muito dinheiro não significa ser rico.

Nos últimos anos o sonho de alcançar 1 milhão de reais e se tornar um milionário anda rondando a cabeça de muitas pessoas. A ideia de economizar parte da renda de hoje, investir o dinheiro, fazê-lo multiplicar e se tornar milionário é ótima. Mas para que precisamos de dinheiro?

Eu acredito que dinheiro trás felicidade sim. Também já escrevi que gastar é bom demais. Não sejamos hipócritas com aquela velha frase pronta e batida: “dinheiro não trás felicidade”. Errado, dinheiro trás felicidade sim e muita.

Mas o que é ser rico?

É ter muito dinheiro oras. Concordo parcialmente. Dinheiro é apenas um dos fatores que podemos atribuir à riqueza. Ser rico é muito mais que ter dinheiro, pelo menos eu penso assim.

Ser rico, sem ser feliz não adianta. Você precisa ter amigos, precisa ter prazer em sua atividade profissional e paz em seu ambiente de trabalho, precisa ter tempo para curtir, para se divertir.

O que buscamos na vida, na verdade não é o dinheiro e sim sermos felizes, o que acontece é que dinheiro nos proporciona conforto o que gera felicidade. Só que não adianta focar tudo na busca por dinheiro e esquecer que na verdade o que se busca é ser feliz, e que o dinheiro é apenas o caminho para tal. Nada irá adiantar você ter dinheiro e não ter saúde, ou paz. Por isso que a busca do dinheiro pelo dinheiro é errada.

Existem pessoas que sacrificam o hoje para ter amanhã, que vivem uma vida misere, sem momentos de lazer para poderem trabalhar o máximo possível e enriquecer rapidamente. São miseráveis e muquiranas, não gastam nada, tudo deve ser economizado. E assim deixam de ser felizes.

Economizar, investir e multiplicar deve ser feito apenas para continuarmos a ser felizes no futuro. Não vejo muita lógica abdicar da felicidade hoje, para ser feliz no futuro. Ao meu modo de ver é uma situação incoerente.

Devemos economizar não para sermos felizes no futuro, mas para na velhice termos o mesmo conforto que temos hoje. Felicidade é buscada a cada dia e não pode ser pensada a longo prazo, devemos ser felizes hoje.

O dinheiro deve ser meticulosamente administrado para proporcionar a felicidade ao longo de todos os seus anos aqui na Terra. De preferência que você garanta o seu conforto e de sua geração futura, de forma que seus filhos apenas se preocupem em ser felizes e continuar a multiplicar a riqueza conquistada ou ao menos não diminui-la.

Assim, entendo eu o porquê de economizar e investir, simplesmente para continuar a ser igualmente feliz no futuro como sou feliz hoje. Economizar pelo simples fato de acumular riqueza não me faz muito sentido.

O que você acha disso?

Abraço!