Há vagas! Faltam trabalhadores!

O mercado brasileiro está aquecido. Sobram vagas e faltam trabalhadores.

Até parece piada minha frase acima, mas não é. É a mais pura realidade. O que falta são profissionais qualificados e com vontade de trabalhar.

Veja reportagem exibida no Jornal Hoje da rede Globo na última segunda-feira, dia 03.

[vodpod id=Video.3550724&w=425&h=350&fv=midiaId%3D1256921%26amp%3BautoStart%3Dfalse%26amp%3Bwidth%3D480%26amp%3Bheight%3D392]

Uma coisa não tem jeito, você precisa se qualificar. Não há vagas para pessoas mal preparadas. Se seu objetivo é um cargo público então, além de estar qualificado é preciso estudar, e muito.

Não espere sair o edital para o concurso, estudo as disciplinas que caem na quase totalidade dos concursos. Português, matemática e informática. Te aconselho a estudar duas disciplinas por dia, duas horas cada uma delas.

Passar em um concurso público não tem segredo. Estude. Estudando durante um ano todo, 6 dias por semana, no mínimo 4 horas por dia, é líquido e certo que você será aprovado em algum. Talvez não nos que pagam altos salários, mas em concursos com salários de até R$ 3.000,00 é quase certeza.

Não quer se matar de estudar? Tudo bem. Há vagas no varejo e na indústria.

O comércio corre atrás de bons vendedores. Vendedores com garra, que realmente queiram vender e não fazer corpo mole. Agora dê uma ajudinha a você mesmo também, se prepare. Aprenda a vender. Compre livros, faça cursos, fale direito. O pós-venda é um diferencial, aprenda a fazê-lo.

Já a indústria está carente de engenheiros. Profissionais de RH, Logística e Finanças são áreas sempre em alta também. Fique atento. Qualifique-se de acordo com a necessidade de mercado.

Para quem é “calouro” e quer ingressar no mercado de trabalho a dica é: estágios. Sempre surgem vagas para estagiários. A média de salário de um estagiário está em 683 reais. É pouco, eu sei. Mas para quem está começando é melhor do que nada.

Penso que para um bom profissional, seja com experiência ou não, sempre há vagas. Bons profissionais não passam muito tempo desempregados, são disputados pelas empresas e escolhem onde desejam trabalhar.

Qualifique-se!