Palestra com o senador Eduardo Suplicy

Palestra com o senador Eduardo Suplicy

Ontem tive o privilégio de ouvir por aproximadamente duas horas o senador Eduardo Suplicy.

Suplicy dispensa maiores apresentações, é um dos políticos mais influentes e respeitados do nosso país.

Ele esteve na Universidade Federal de São Carlos falando para estudantes e servidores. A conversa foi descontraída e o foco principal foi economia.

Ele cantou a música “Homem na estrada” dos Racionais MC’s, brincou falando de futebol, e como santista estava no direito, pois acabaram de sagrarem-se campeões. Também contou piada. Figuraça o senador.

Suplicy defendeu o projeto/lei de sua autoria chamado Renda Básica de Cidadania. O projeto tem como finalidade o pagamento de uma quantia em dinheiro, incondicionalmente, a todo brasileiro ou estrangeiro residente aqui há mais de cinco anos. O dinheiro seria distribuído de forma igualitária independente da condição social do cidadão. A distribuição deve ser feita de forma gradual começando pelos mais necessitados. A ideia é a substituição do programa Bolsa Família.

A verba viria basicamente da taxação da extração de recursos naturais, como o petróleo por exemplo.

O senador ainda falou de formas de incentivo a economia. Cooperativas de produção e microcréditos. Falou de programas de orçamento participativo que algumas prefeituras implementaram e veem obtendo bons resultados.

Também comentou sobre a importância da melhora na saúde e que o Brasil é o décimo país do mundo em desigualdade social.

De forma bem discreta Suplicy enalteceu o investimento do atual governo federal em educação. Citou como exemplo o total de estudantes universitários atualmente no país, que segundo ele são 5 milhões e 88 mil e comparou com o número de estudantes no ano 2000, pouco mais de 2 milhões.