Investimentos que oferecem uma renda regular

Investimentos que oferecem uma renda regular

Para quem deseja investir e espera obter uma renda mensal como resultado desse investimento, é fundamental saber as particularidades que cada tipo de aplicação oferece.

Com boas estratégias de investimento, é possível conseguir retorno financeiro a curto prazo, a partir da busca por ativos que gerem renda passiva, levando em consideração o título que foi investido e o que ele é capaz de proporcionar.

Nessa perspectiva, é muito importante conhecer o que significa renda mensal. Trata-se do acúmulo de recursos financeiros, que pode ser tanto ativo quanto passivo.

Na renda ativa, os recursos são obtidos a partir do nosso esforço direto, enquanto na renda passiva, você lucra independentemente do seu esforço, como é o caso dos investimentos.

Na realidade, para investir é necessário um empenho nos aportes regulares para que o dinheiro possa trabalhar para você.

Sendo assim, conheça alguns investimentos capazes de oferecer uma renda regular com segurança.

Tesouro IPCA com cupom semestral

Trata-se de um investimento de renda fixa. Ele faz parte do Tesouro Direto, o programa de investimento disponibilizado pelo Governo Federal que possibilita aos investidores adquirir títulos da dívida federal, com rendimento superior à Poupança e risco mínimo.

O IPCA é a própria inflação, portanto, quando se compra esse título, está sendo comprado um ativo, capaz de fazer o seu dinheiro render a inflação e um pouco acima dela, na medida em que o título acompanha esse índice.

O Tesouro IPCA é um título híbrido, que disponibiliza um juro anual fixo mais a variação de um indexador, nesse caso, o próprio IPCA.

É importante ter em mente que um investimento apenas começa a apresentar rentabilidade real após superar a inflação, fazendo com que uma das grandes vantagens do Tesouro IPCA seja a sua capacidade de oferecer proteção contra a diminuição do poder de compra do dinheiro.

Tesouro Prefixado com cupom semestral

Assim como o Tesouro IPCA, o Tesouro Prefixado paga os juros a cada seis meses, com a diferença de que, se no IPCA o rendimento é igual ou superior à inflação, no Tesouro Prefixado a taxa de rendimento é fixa. Ou seja, ela não está ligada a nenhum índice, como inflação ou Selic.

Dessa forma, ele pode ser ideal para compor uma carteira de investimentos ao lado de outros investimentos, com a finalidade de obter uma renda mensal.

Por ser um ativo prefixado, na data da aplicação já é possível saber quanto ele vai render do início até o seu vencimento.

Fundos Imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são um tipo de investimento coletivo, que pode ser encontrado na bolsa de valores.

Eles funcionam a partir do momento em que o investidor compra cotas do Fundo para a aquisição de imóveis no Brasil, possibilitando que esse capital seja gerenciado por gestores profissionais.

Dentre os imóveis que compõem o Fundo estão shopping centers, hospitais, escritórios e prédios comerciais, que dificilmente seriam comprados por uma pessoa sozinha.

A partir da compra de cotas nos FIIs, o cotista passa a participar dos lucros do Fundo, recebendo o proporcional dos aluguéis investidos.

Dividendos de ações

Outra alternativa para quem deseja contar com uma renda mensal é investir em ações que pagam dividendos.

Considerando-se que os dividendos são uma parte do lucro de uma instituição paga aos seus acionistas, ao investir nessa modalidade o investidor fica com um valor proporcional ao número de ações que ele possui, com o período de pagamento sendo feito pela própria empresa.

Na medida em que crescem os lucros da empresa, maiores serão os valores reinvestidos nela mesma e maiores serão os ganhos dos acionistas e sócios da empresa.

Previdência Privada

A Previdência Privada é outra opção interessante de renda mensal, sobretudo por ser um investimento complementar focado no médio e longo prazo, com o objetivo de proporcionar ao titular ou beneficiário uma renda passiva.

Por sua grande diversidade de recursos, já que nela é possível efetuar aportes em renda fixa, variável ou nas duas, a Previdência Privada é uma alternativa que se encaixa para qualquer perfil de investidor.

Gostou do conteúdo? Leia mais artigos no nosso blog!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!