Tipos de investidor: descubra o seu perfil

Tipos de investidor: descubra o seu perfil

Independentemente dos seus objetivos financeiros, os investimentos podem te aproximar das suas metas. No entanto, seja seu desejo ter uma aposentadoria tranquila, alavancar o seu negócio ou tirar seus planos mais ousados do papel, para obter sucesso nesta estratégia, é preciso antes de tudo saber que tipo de investidor você é.

Pensando em te ajudar nesta jornada de autodescoberta financeira, preparamos este conteúdo especialmente sobre o assunto. Responda às seguintes perguntas e descubra seu perfil de investidor!

Qual é a sua tolerância a riscos?

Todo investimento traz algum nível de risco. E a sua capacidade de aceitá-los deve estar diretamente relacionada ao crescimento que você espera de sua carteira de investimentos.

Neste contexto, você pode ter um perfil mais conservador ou agressivo, sendo que todos os investidores estão em algum ponto do espectro. Assim, a grande questão é: quanta oscilação no valor e no retorno dos seus investimentos você está disposto a tolerar, em busca de conquistar maiores resultados em longo prazo?

As ações, por exemplo, são reconhecidas por apresentarem riscos mais elevados. Em contrapartida, oferecem maiores retornos do que os investimentos estritamente monetários. Desta forma, se você consegue lidar bem com alta volatilidade em troca de perspectivas de maiores ganhos, você é um investidor mais agressivo e pode se dar bem com a compra de ações.

Já os títulos, por sua vez, apresentam menor oscilação, com retornos igualmente mais modestos. Assim, se você quer se expor a menos riscos, pode considerar um maior número de títulos em sua carteira de investimentos.

Qual é a sua linha do tempo?

Todo investimento tem um prazo inicial para a retirada dos valores obtidos em retorno. Neste âmbito, é preciso se questionar: em quanto tempo você pretende acessar seus investimentos?

Este é um aspecto muito importante não só para o seu planejamento financeiro em si, mas sobretudo para determinar o risco e a alocação de ativos na sua carteira como investidor.

A consideração mais importante é que o peso da volatilidade do mercado é significativamente maior nos investimentos com disponibilidade a curto prazo do que em longo prazo.

O quanto você pretende se envolver nas suas decisões de investimento?

Se você adora ficar de olho nos mercados, pesquisar sobre as empresas e aprender mais sobre como fazer a avaliação de qualidade de cada título individualmente, dispondo de tempo para monitorar suas participações, seu perfil pode ser o de um investidor voltado para opções autodirigidas, com muitos recursos de gestão.

Em contrapartida, se você prefere dedicar menos tempo avaliando e monitorando seus investimentos, pode recorrer a um serviço de consultoria ou plataforma de investimentos que ofereça mais recursos de suporte.

E então, já consegue ter uma visão mais clara de qual é o seu perfil de investidor?

Não importa em que categoria você ache que se enquadra mais: é sempre importante buscar ampliar seus conhecimentos sobre finanças e gestão financeira. Neste contexto, em meio a tanta disponibilidade de materiais na Web, buscar boas fontes de informação é imprescindível, para guiar seus investimentos no rumo certo.

Navegue em nosso blog a aprenda com quem entende!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!