O que é COE?

O que é COE?

O Certificado de Operações Estruturadas (COE) é uma estratégia de investimentos que visa aumentar a rentabilidade, enquanto atua para evitar possíveis e maiores riscos em investimentos.

É uma metodologia que mistura elementos de Renda Fixa e Renda Variável, e que tem foco nos retornos ligados aos índices e ativos, como ações, inflação, câmbio e também ativos internacionais.

Muito comum nos EUA e na Europa, o COE foi regulamentado no Brasil no ano de 2014, mas só começou a ser publicado no ano de 2015; sendo assim, é um método ainda pouco conhecido.

Por isso, separamos neste artigo todos os detalhes acerca do COE: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens e como investir nele.

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!

Boa leitura!

O que é COE?

No Brasil, o COE foi criado pela CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados) e regulamentado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

É uma estratégia caracterizada pela alta lucratividade e pela sua semelhança com a Renda Variável, mas que, ao mesmo tempo, promove maior segurança no investimento, o que evidencia a sua também aproximação com a Renda Fixa.

Como funciona o COE?

É uma metodologia com foco na rentabilidade variável e fixa, já que utiliza-se de oscilações de ativos em cenários variados, lidando com índices, ações e moedas que podem aumentar ou abaixar no mercado.

Porém, por mais que seja uma estratégia que lide com diferentes níveis do mercado de investimentos, caso o dinheiro seja perdido, você recebe de volta o valor investido no começo, garantindo mais segurança no mercado de ações.

Vale destacar que isso depende do tipo de COE que está sendo utilizado. Alguns investidores arriscam mais, outros menos: é o caso dos COEs com Valor Nominal Protegido, citado acima, que possibilita a devolução do valor investido inicialmente.

Vantagens do COE

O COE, independentemente do tipo, é uma opção extremamente viável para quem está iniciando no mercado de ações, já que, ao mesmo tempo que lida com altos e baixos, promove mais segurança e menos risco de perda de dinheiro.

Porém, vale ressaltar que a segurança acerca dos valores dependem do tipo de COE que está sendo feito!

Desvantagens do COE

Dependendo do tipo, o capital investido pode, sim, ser perdido, como é o caso do COE de capital de risco. Neste caso, pode-se perder todo o valor, mas claro, dependendo muito da situação.

Além disso, por mais que seja um investimento de alta rentabilidade, ele não passa do teto estabelecido pela instituição financeira, além de poder ter taxas que serão aplicadas ao investidor.

Como investir no COE?

Para investir no COE, primeiramente, é necessário escolher uma instituição confiável para a compra do certificado de investidor. Analise as avaliações da empresa, sua credibilidade e qual é o seu método de aplicar taxas e os possíveis riscos.

Após isso, crie uma conta na instituição escolhida e deposite a quantia inicial,

escolha uma opção de COE e certifique-se dos prazos, riscos e limites da empresa.

Este texto te ajudou? Continue lendo nossos textos para saber mais e acesse nosso site!