Método 70/30: saiba como ganhar, economizar e investir

Método 70/30: saiba como ganhar, economizar e investir

método 70/30 é um dos mais indicados para quem está querendo guardar, ganhar e investir dinheiro com mais facilidade. Aos poucos, é possível alcançar os seus objetivos ao adotar essa estratégia monetária.

Para te ajudar com essa tarefa, nossa equipe preparou um artigo para te mostrar como aplicar essa metodologia que te ajuda a ter mais dinheiro no bolso. Confira o material a seguir para ficar por dentro do método que pode salvar as suas finanças!

Como funciona o método 70/30?

De maneira simples, podemos falar que o método 70/30 consiste em você separar 70% da sua renda para o presente e 30% para os gastos que terá no futuro. Dessa maneira, é possível guardar dinheiro e ainda investir, caso seja do seu desejo.

Contudo, para aplicar esse método, é necessário descobrir quais são os seus gastos mensais e o que você precisa para que o “presente” não ultrapasse os 70%. Vamos falar um pouco mais sobre as suas finanças no próximo tópico.

Quais são os gastos para o presente?

Os gastos para o presente é todo o dinheiro que você gasta para viver hoje. Nessa matemática estão inclusos os valores das suas despesas fixas e variáveis, como alimentação e lazer, respectivamente.

Somando tudo, mesmo o dinheiro que você usa para se divertir, esse valor não deve ultrapassar 70% da sua renda mensal. Caso contrário, acaba te impedindo de poupar dinheiro para investir no seu futuro e garantir uma boa quantia para seus objetivos.

E os gastos para o futuro?

Os gastos para o futuro são os que você fará após um tempo, depois de poupar a quantia necessária para isso. Sabe aquela viagem que você espera anos para fazer? Com esses 30%, será possível realizá-la sem pesar muito em seu bolso.

Além disso, o dinheiro também pode ser gasto para investimentos, como a compra de criptomoedas, por exemplo. Uma poupança comum também é uma boa alternativa, desde que te faça ganhar uma boa quantia de dinheiro a longo prazo.

E se o valor for maior do que 70%?

Caso a sua realidade atual não te permita dividir os gastos dessa forma, serão necessárias algumas mudanças. Trocar o plano de internet para um mais barato, e economizar água e energia são algumas das alterações que podem acontecer.

Além disso, outra mudança que pode ser muito bem vista é maneirar no uso de plataformas de streaming, que se encaixam na categoria de lazer. Em vários casos, essas ferramentas tomam uma boa parte do nosso dinheiro sem percebermos.

Renda extra pode ajudar

Para fazer do método 70/30 uma realidade, talvez seja necessário contar com uma renda extra. Muitas vezes, os 30% que sobram não são um valor considerável, e por isso, deve-se buscar formas de aumentar esse número.

Vender alimentos, ou ainda arranjar um “bico” extra que possa ser feito de casa, são algumas das alternativas a serem consideradas. Porém, é claro, caso tenha tempo suficiente para realizar tais tarefas.

No mais, esse é o nosso post, e se você pretende conferir mais materiais sobre o mundo da economia, não deixe de acessar o nosso blog e fique por dentro do assunto!

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!