O impacto na economia causado pelo aumento da gasolina

O impacto na economia causado pelo aumento da gasolina

O governo autorizou a Petrobras a aumentar o preço da gasolina em 6,6%. O aumento percebido pelo consumidor, o da remarcação nas bombas de gasolina, ficará entre 4% e 5%. Porém, o aumento do preço do combustível provoca um aumento generalizado dos preços.

A gasolina sobe tudo sobe

O aumento no preço do combustível altera o preço de todos os produtos e serviços. Isto acontece por basicamente dois motivos, um deles real, o outro psicológico.

O motivo real é que um aumento do combustível, obviamente, causa um aumento do custo de transporte, que aumenta o custo de produção levando o empresário a subir o preço de seu produto final para compensar os maiores custos. A proporção não é exata. O aumento do combustível para um taxista e para uma empresa de transporte tem peso significativo em seus custos, já para outros setores econômicos, onde o petróleo não é matéria prima direta o impacto é menor. Mas, com menor ou maior intensidade a quase totalidade dos setores tem os custos de produção aumentados com o aumento do combustível.

O motivo psicológico é causado pelo efeito manada. Todos estão aumentando preços, então também vou aumentar os meus. Isto é causado pela má gestão administrativa, onde pequenos e médios estabelecimentos têm preços de venda definido por seu proprietário de maneira aleatória, não existindo uma política de preços baseado no custo com uma margem de lucro adicionada, mas apenas se estima os custos e como tudo subiu de preço a lógica é seguir a manada e subir o preço.

É necessária uma gestão eficaz

As empresas brasileiras necessitam de uma gestão eficiente. Faltam administradores. Muitas não têm noção de seus custos. O preço de venda é estimado ou definido tendo como referência o preço do concorrente. A técnica de markup – preço de venda definido como uma porcentagem sobre o custo marginal – é desconhecida do empresariado brasileiro.

Além de não existir uma política para a definição do preço de venda a gestão da cadeia de suprimentos é técnica desconhecida ou apenas parcialmente compreendida. Mas isto seria assunto para outro artigo.

É justo o governo interferir no preço do petróleo?

A Petrobras é uma empresa de capital aberto, uma sociedade anônima. Sua política de gestão deveria estar voltada para a maximização do lucro de seus acionistas. Afinal, numa sociedade capitalista o capitalista visa o lucro.

É eticamente errado um governo fazer uso de uma empresa de capital aberto para beneficiar a sociedade. O uso de uma empresa estatual é discutível, afinal um governo pode lançar mão das medidas que julgar convenientes para melhor conduzir a sociedade.

Além de ser eticamente errado acredito não ser producente. Adiar o aumento do preço apenas joga para frente o problema e não o resolve. Inflação é o aumento da base monetária de uma economia. O aumento de preços sem adição de moeda não pode ser chamado de inflação. Sem dinheiro novo haveria um rearranjo nas preferencias de consumo, onde empresas teriam que reduzir margens ou serem mais produtivas para vender. Como todo capitalista não deseja reduzir sua margem de lucro à busca por maior produtividade seria uma constante. Investimento em bens de capital – e educação também é capital – seria natural, pois a melhoria contínua é questão de sobrevivência.

A base monetária poderia ser expandida lastreada no crescimento econômico. Assim não teríamos inflação.

O preço das ações da Petrobras

No gráfico abaixo você vê a tendência do preço da ação preferencial da petrolífera nos últimos 6 anos. Segundo mandato do governo Lula e primeira metade do governo Dilma (2007/2012).

Agora note o crescimento da inflação de preços no mesmo período.

A ação da Petrobras perdeu valor, o investidor não garantiu nem mesmo seu poder de compra no período. E não por a empresa apresentar uma situação de insolvência, mas pelo intervencionismo do governo que prejudica diretamente o acionista.

Conclusão

O governo intervir em uma empresa de capital aberto é eticamente errado.

Inflação é gerada pela injeção de moeda sem lastro na economia e não pelo aumento do preço de um produto. O preço da camiseta do clube de futebol Sport Clube Corinthians teve seu preço significativamente elevado ao final do ano passado. Isto é inflação?

Incentivar a demanda sem a produção da indústria – e lembre-se que enquanto o consumo é imediato quando o crédito é excessivo a indústria leva tempo para a produção dos produtos demandados – causa um aumento dos preços, pois há forte demanda e baixo estoque.

Sem poupança gerando investimento em bens de capital não se ganha em produtividade. Assim continuaremos a pagar caro por produtos de baixa qualidade. Mas como os produtos de qualidade importados são taxados absurdamente pelo governo tudo bem, ele nos obrigada a consumir um produto de menor qualidade e mais caro, afinal temos que proteger nossa indústria.

Diminuir o preço da energia e subir o preço do combustível é sacanagem, afinal é mais fácil fazer um gato do que cavar um poço e encontrar petróleo. (isso foi uma piada)

Boa semana!