O que é e como funciona uma oferta pública?

O que é e como funciona uma oferta pública?

Você certamente já ouviu falar sobre a Bolsa de Valores. O que é, basicamente, um mercado que oferta diversos tipos de ações dos mais variados setores.

A parte mais legal? A sua empresa pode trilhar o mesmo caminho. Além disso, este artigo vai falar sobre isso.

O que é uma oferta pública?

De forma resumida, o IPO ou oferta pública, é um processo em que uma empresa realiza a venda de ações ao público. Esse processo também é conhecido como abertura de capital.

Essa estratégia pode vislumbrar diversos objetivos, como:

- Cobrir dívidas operacionais;

- Expandir os negócios;

- Ou até realizar investimentos estratégicos.

A venda das ações também podem adotar várias abordagens, por exemplo, participação como sócio, ações preferenciais, entre outras.

Aliás, boa parte das empresas não iniciam uma oferta pública logo no lançamento, apesar de que algumas startups surgem eventualmente. Antes, é preciso dispor de um plano de negócios sólido e uma boa posição de mercado.

Ter esses dois objetivos bem definidos faz com sua empresa possa atrair com mais facilidade possíveis investidores.

Vale ressaltar que ao iniciar um IPO, a empresa torna parte de suas ações acessíveis ao público, portanto, não há como controlar quem as compra.

Além disso, é preciso tomar muito cuidado com esse cenário. Por exemplo: um concorrente pode comprar parte de suas ações, e se a fatia por grande, ou seja, mais de 50%, o prejuízo pode ser alto.

Quais os objetivos de uma oferta pública?

Existem inúmeros fatores que podem impactar na decisão de uma oferta pública. Entretanto, vamos nos ater às principais: aumentar capital e enriquecer investimentos anteriores.

Portanto, se sua empresa busca expansão, o IPO é uma solução viável. Ademais, a oferta pública é um grande incentivo para as empresas novas, que desejam atrair investidores para colocar suas ideias em práticas.

Como funciona uma oferta pública?

A abertura de capital tem início assim que uma empresa decide vender suas ações por meio da Bolsa de Valores.

Mas, antes de qualquer oferta, é necessário uma auditoria. Todo esse processo existe para proteger o público de empresas fraudulentas.

Caso tudo esteja certo, a empresa terá que preparar uma declaração de registro. Em seguida, a bolsa analisa o pedido, que pode ser negado, aceito ou estar sujeito a algumas alterações.

Vale lembrar que o processo da oferta pública envolve vários fatores legais e contábeis.

Como comprar ações de oferta pública?

No geral, o objetivo de uma oferta pública inicial é extrair uma quantia extraordinária. Portanto, você não deve procurar uma negociação do gênero no primeiro dia, a menos que você tenha milhões.

Neste caso, vale você fazer sua própria pesquisa sobre o IPO, afinal, a empresa pode exigir diversos requisitos, não apenas o financeiro.

Mas, se você tiver a oportunidade de comprar ações de IPO antes do primeiro dia de negociação, garanta ter em mãos uma pesquisa completa sobre a empresa.

Afinal, o IPO é um dos investimentos mais arriscados que existem, pois são voláteis e imprevisíveis.

Portanto, é importante ter cautela e dispor de um bom controle financeiro pessoal para que você possa investir com segurança.