Paradoxo do primeiro emprego

Paradoxo do primeiro emprego

Sim, é um paradoxo. Não consigo emprego porque não tenho experiência e não tenho experiência porque nunca tive um emprego.

Como resolver esse imbróglio?

Estágios e serviços voluntários. A melhor forma de ingressar no mercado de trabalho é através de estágios. Quanto antes você começar a procurar um estágio melhor. Comece a caça por um logo no primeiro semestre de seu curso. Não espere trabalhos desafiadores e grandes oportunidades, em geral você fará serviços banais e chatos. Poucas organizações oferecem oportunidades estimulantes e desafiadoras a seus estagiários.

A realização de serviços como voluntário em uma ONG é outra maneira interessante de ganhar experiência. Além disso, você ganha pontos se mostrando um cidadão que contribui com a sociedade.

Trabalhe no comércio

O comércio é um setor que costuma abrir portas para os novatos. Trabalhar no comércio não é fácil. Passa-se a maior parte do tempo em pé e ainda tem que aguentar clientes, muitas vezes, não muito educados. Fora o salário que não é dos melhores. Mas se bem aproveitado o trabalho no comércio pode ser um trampolim para voos mais altos e uma ótima maneira de ganhar experiência e jogo de cintura.

O vendedor tem que estudar, se preparar para a função. Comece entendendo o processo de decisão de compra, também conheça o poder de uma marca, os 8 imperativos em marketing, o mix ou composto de marketing,  os 4 C´S do marketing. Em resumo, você deve ter inteligência no atendimento ao cliente.

O pulo do gato

Você trabalhando, seja no comércio ou numa outra área diferente da que você deseja atuar, já é meio caminho andado. Uma vez empregado você deve ficar atento para não deixar boas oportunidades passar. Melhor, você deve criar oportunidades.

Aprecio muito a elaboração de um relatório com suas ideais para a chefia do setor ao qual é sua área de formação. Mesmo você sendo um vendedor, nada impede de você escrever um relatório com suas sugestões de melhorias para a empresa como um todo. Sejam elas ligadas diretamente ao seu setor ou não.

Escrevi um texto há alguns meses com o título: Recém-formados e o ingresso no mercado de trabalho. O texto trás algumas dicas de como começar e também com divulgar a marca “você”.

Em resumo

Ficar com o bumbum sentado no sofá ou mesmo lamentando pela falta de oportunidade não vai lhe ajudar em nada. Mãos a obra, faça a coisa acontecer e não espere ela acontecer.

Boa sorte!!!