Quem é Warren Buffett?

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett é um senhor de mais de 80 anos. Em 2008 foi considerado o homem mais rico do mundo com uma fortuna próxima de 60 bilhões de dólares. É um investidor, o maior deles, que inspira milhões de outros investidores, dos pequenos aos grandes, mundo a fora. Buffet vive uma vida frugal, seus alimentos preferidos são: Coca-Cola, hambúrgueres e fritas. Nada saudável eu sei.

Mas o que eu quero destacar não é seu dinheiro, até mesmo porque ele já o doou para a fundação Bill e Melinda Gates, mas o seu lado ético, sua paixão pela sua atividade profissional e seu lado sincero em admitir que ele, em grande parte, também é fruto da sorte. Sorte de ter nascido na hora e lugar certo e na família certa; assim, podendo transformar em ações seu talento. Ele usa a expressão loteria do ventre. O que ele quer dizer com isso? Que além de talento você tem que ter dado sorte em ter nascido no berço certo e na época certa. Concordo com ele.

Christopher Langan é um cidadão estadunidense considerado uma das pessoas mais inteligentes que já passou pelo planeta. Mas ele deu azar na loteria do ventre e não pode ter sua inteligência lapidada. Foi um simples porteiro. Sua mãe teve além dele outros 3 filhos, todos de pais diferentes.

O que faz alguém bem sucedido ou não é uma gama de fatores, alguns controláveis, outros não. Alguns dependem apenas do indivíduo, outros da sorte, do acaso.

O que destaco hoje é Warren Buffett e as escolhas certas ao longo de sua vida que o fazem ser tão admirado e respeitado. Buffet nunca foi arrogante de forma a achar que sabia tudo. Sempre estudou, leu muito, buscando informações novas e precisas. De preferência antes dos outros. Sempre olha suas empresas além dos números, vê pessoas, com medos e desejos e se preocupa com elas. Entre perder dinheiro ou sua reputação e dignidade sempre optou pelo dinheiro. Age no mundo dos negócios com uma ética acima da cartilha. Não acredita no rápido e fácil.

Buffett simplificou o mundo dos negócios e investimentos. Simplificou ao afirmar que comprar e manter bons negócios é o melhor investimento. Que a compra e venda seguindo a manada do mercado é especulação. Simplificou ao dizer coisas simples, ao se vestir e jantar em lugares menos badalados e ao ter uma casa e carro modesto. Mostrou que não é necessário ostentar para ser, que o ser é algo interno e não externo ao indivíduo.

Buffett buscou aprender com o melhor, Benjamin Graham. Graham foi um mega investidor e considerado por muitos o melhor deles. Buffet foi estudar em Colúmbia por que lá lecionava a lenda dos investimentos. Ele também lapidou suas teorias lecionando e debatendo com seus alunos. Uma de suas deficiências era o lado social, ele tinha dificuldade nesta área e estudou para aprender a melhor se relacionar.

Frases de Buffet:

“Invista em um negócio que até um idiota saiba tocar, porque algum dia um idiota vai tocá-lo.”

“Wall Street é o único lugar paraonde se vai de Rolls-Royce pedir conselhos a pessoas que andam de metrô.”

“Com a quantidade adequada de informações privilegiadas e 1 milhão de dólares pode-se ir à falência em um ano.”

“Não acho justo alguém nascer dono de milhões de dólares apenas pelo fato de ter saído da barriga certa.”

“O Brasil estava fora do meu radar. Mas o mundo muda e o Brasil mudou.”

A biografia autorizada de Buffett, “Bola de Neve”, escrito pela jornalista por Alice Schroeder resume o mundo dos investimentos desta forma: Invista seu dinheiro em boas empresas que são bem gerenciadas. Reinvista os lucros em outras boas empresas. Nunca pegue dinheiro emprestado. Faça tudo isso e seu dinheiro ganhará em valor.