23 de maio de 2019

5 Dicas para Investir Melhor o seu Dinheiro

O bom investimento é aquele alinhado ao seu objetivo e que respeita sua tolerância ao risco. A percepção de risco é alterada com o conhecimento do negócio. Esqueça aquele investimento indicado pelo seu tio que pescou a dica de um colega de trabalho, mas que tanto ele quanto o colega não possuem conhecimento algum do mercado financeiro. Abaixo você lê 5 dicas para investir melhor o seu dinheiro.

cinco 300x300 5 Dicas para Investir Melhor o seu Dinheiro

#1 Saiba onde você está colocando seu dinheiro

Não que você precise ser um profundo conhecedor do negócio, mas entender suas regras e filosofias básicas são fundamentais. Simplesmente aplicar dinheiro em um ativo porque todos estão investindo nele é um grande risco. Veja o caso da Telexfree que empolgou, e agora assusta a muita gente.

#2 O mercado de ações é volátil

Se você não tem estômago para ver o valor de suas ações subir e descer constantemente a bolsa de valores definitivamente não é lugar para você. A volatilidade é uma característica intrínseca ao mercado de ações. Não é porque o valor de mercado de uma ação caiu que sua escolha foi um erro, o contrário também é verdadeiro, não é porque ela valorizou-se logo após a compra que você acertou.

#3 Tenha um plano

Para que você investe? Quanto deseja acumular? Estas respostas devem estar bem claras, e com base nelas você irá definir onde aplicar seus recursos. Se o objetivo é fazer o valor multiplicar 2% ao ano não faz sentido arriscar-se no mercado de ações sendo que a renda fixa já lhe proporciona 2% e quase sem risco.

Comprar um ativo hoje para vendê-lo em 3 meses porque vai precisar do dinheiro é uma atitude que tira dinheiro do seu bolso por pura falta de planejamento. Não importa que ativo você irá comprar, entenda os riscos envolvidos e tenha a certeza que está disposto a correr este risco. O perder é parte do jogo, mas o perder por ter que sacar um valor num momento de baixa, mesmo sabendo que o ativo irá ganhar valor no futuro é uma perda burra, uma perda por não ter se planejado adequadamente.

#4 Não deixe de investir em você

Todo crescimento sustentável é pautado em educação. Não pare nunca de investir em mais conhecimento. Realize cursos e leia livros e blog. E não sobre investimentos, e sim em sua área de atuação. Ao ampliar seu conhecimento e empregabilidade você aumenta sua renda e consequentemente sua capacidade de aporte.

#5 Vá no sentido contrário da manada

Quando todos estiverem excitados e altamente propensos a alocar dinheiro em um ativo provavelmente seu bom momento já passou. Quando a mídia comum começa a divulgar os ganhos de uma empresa listada na bolsa pode ter certeza que o bom momento de compra já foi. Agora, quando tudo está escuro, quando a bolsa cai dia-após-dia e todos estão falando mal tenha a certeza que este é um bom momento de chegar à bolsa. Bolsa se compra na baixa e se vende na alta, ou seja, quando o noticiário falar mal você compra e quando ele falar bem você vende. A mídia segue a maré e seguir a maré nunca foi o caminho para o sucesso.

Artigos Relacionados:

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva
6 Comentários

Adicionar comentário