A importância de controlar o saldo do cartão de crédito

A importância de controlar o saldo do cartão de crédito

O perigo de não controlar o saldo do cartão de crédito é chegar ao fim do mês e perceber que os gastos saíram do controle. Para que você não passe por isso trouxemos várias orientações e dicas no uso dessa ferramenta que podem trazer benefícios se empregada estrategicamente.

O cartão de crédito é importante, se bem usado

Diferente dos cartões de débito, o de crédito permite uma compra hoje que será paga, muitas vezes, no próximo mês. Isso é interessante para quem precisa de realizar uma compra, mas prefere não gastar o dinheiro que possui em conta. Afinal, a movimentação do dinheiro é diferente.

Você só precisa ter atenção ao limite de crédito, que varia de acordo com o cartão e com a frequência de uso dele. Sendo assim, pode realizar suas compras e até parcelamentos, sempre limitado ao crédito do cartão e ciente da presença de juros.

Tenha cuidado com os juros

O grande problema em torno dos cartões de crédito é a falta de controle financeiro. Isso porque as muitas compras sem planejamento podem desencadear em uma fatura alta demais. Então, você fica refém dos altos juros, os valores cobrados após o vencimento da fatura quando ela não é paga em dia.

Nesse caso, uma ferramenta que poderia contribuir com as finanças, acaba causando um problema. Por isso, é importante entender que o cartão de crédito não pode ser passado sem pensar, em todas as ocasiões, muitos menos ser usado ao máximo do limite.

Use seu cartão de crédito da maneira certa

Para que seu cartão seja bem utilizado, é preciso ter alguns cuidados no seu dia a dia. Primeiramente, evite usar mais do que 50% do seu ganho mensal em compras no crédito. Para isso conheça a fundo os seus ganhos e gastos fixos, a fim de saber sobre sua organização financeira.

Ter apenas um cartão também ajuda no controle, porque você tem acesso a apenas um detalhamento de fatura. No caso de parcelamentos, sempre pense antes de decidir se vale a pena ou não. Por fim, tenha organização para jamais perder a data de vencimento da sua fatura.

Conheça as opções do mercado primeiro

Com a popularização das contas digitais, temos acesso a cartões de crédito com muito mais facilidade do que anos atrás, você nem precisa sair de casa para criar uma conta e pedir seu cartão. Apenas observe se não há cobrança de taxas, como anuidade, por exemplo.

Por isso, faça uma lista de instituições que prestam esse serviço e veja qual apresenta mais vantagens. Você pode usufruir de benefícios, como sistema de pontos, milhas, cashback, entre outros.

O cartão de crédito não precisa ser o vilão

Agora que você já sabe a importância de controlar o seu cartão de crédito,  ele não precisa ser o grande vilão das finanças. Pelo contrário, se você paga com seu cartão de crédito sabendo o que está fazendo, pode até ter vantagens, sem sequer atrapalhar o pagamento das suas contas do mês.

Procure ter cuidado com o saldo e ter uma boa organização financeira, observando seus gastos fixos e jamais extrapolando o limite de compras a cada mês.

Procurando um Controle Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!