Entenda mais sobre fluxo de caixa e saiba como impulsioná-lo

Entenda mais sobre fluxo de caixa e saiba como impulsioná-lo

Muito tem se falado sobre empreendedorismo e o espírito empresarial do brasileiro.  Não é à toa que, só em 2010, o Brasil alcançou taxa de crescimento de 7,5%. De acordo com o estudo realizado pela Deloitte, o perfil do empreendedor brasileiro é bastante variado, mas tem algumas características principais: 40% deles vem de São Paulo, seguido por 11% oriundos de Minas Gerais e 9% do Rio Grande do Sul.

 Quanto à faixa etária, a maioria tem entre 41 e 50 anos, sendo 49 a idade média. Um porcentual de 54% tem pós-graduação.

Apesar de variado, o perfil desse brasileiro traz algo em comum: o fato de que não é fácil iniciar o próprio negócio. Além de toda a parte burocrática, uma das principais dificuldades de quem deseja ter o próprio negócio é conseguir o controle de fluxo de caixa. Já falamos aqui sobre o tema, mas é sempre bom retomar esse assunto com novas informações e referências.

 Apesar de parecer complicado, fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta que gerencia a quantidade de dinheiro que entra e sai da empresa, garantindo assim o controle e consequente crescimento do negócio.

Entre as ações que podem ser tomadas para conseguir mais dinheiro e, assim, fazer com que exista um fluxo interessante é obter capital próprio. Dessa forma, é possível manter-se longe das dívidas, acumulando as notas ao longo tempo e garantindo que tudo o que vai entrar seja igual a lucro.

Outra alternativa é fazer o famoso empréstimo bancário. Apesar de parecer assustador, hoje em dia a maioria das instituições oferece condições bem interessantes para empresários, com facilidades que ajudam na hora de estruturar o negócio. Mas, atenção: para dar certo, é preciso estar atento a fatores como planejamento e taxas de juros. Analise bem para ter certeza de que irá conseguir arcar com tudo no final.

Artigo escrito pelo leitor Lucas Ribeiro