Meu planejamento financeiro não está funcionando, e agora?

Meu planejamento financeiro não está funcionando, e agora?

Um planejamento financeiro demanda muita disciplina e comprometimento, mas a recompensa é sempre válida. Afinal, quem é que não sonha em finalmente ter o financeiro bem controlado?

Entretanto, mesmo que você se disponha a controlar os gastos, um ou outro deslize acabam fazendo a sua organização ruir. Se o seu planejamento financeiro não está funcionando, não se preocupe. Nós vamos te mostrar o caminho para acabar de vez com a dor de cabeça provocada pela insegurança financeira.

O que é planejamento financeiro?

Planejamento financeiro basicamente é a organização e controle financeiro pessoal de um indivíduo ou até mesmo de uma empresa. É uma ferramenta imprescindível não apenas para colocar as contas em dia, mas também para suprir as necessidades de uma maneira racional, economizar dinheiro e até saber investi-lo.

Encontrando o problema

Se você chegou até aqui provavelmente até já tentou montar um planejamento financeiro, mas a tentativa não surtiu efeito. Um erro que você pode estar cometendo é não possuir uma reserva financeira.

Você já deve ter percebido que, além das contas fixas e dos gastos supérfluos, a cada mês surge alguns imprevistos que fazem você gastar mais do que o esperado. É por isso que você não pode subestimar a importância de uma reserva, mesmo que, na prática, ela não seja utilizada. Portanto, ao planejar o que você vai fazer com o seu dinheiro do mês, jamais esqueça desse item.

A importância da análise

Outro fator que pode fazer o seu planejamento financeiro funcionar é saber interpretar os seus gastos de uma forma mais assertiva.

Veja, de nada adianta você anotar receitas e despesas se você não avalia o seu desempenho. Isto é, você precisa analisar onde está gastando mais do que deveria e como adotar um novo comportamento para o mês seguinte. Esses relatórios, independentemente da periodicidade (semanais, mensais, etc.), te ajudarão a encontrar o caminho correto.

Organização dos dados

Já parou para pensar que o seu planejamento financeiro também pode estar naufragando pela displicência ao atualizar os gastos? Se você começa a postergar esse compromisso em virtude da rotina diária, é provável que você perca o controle da situação e, desta maneira, o planejamento não surta efeito.

Falando em planilhas, algo que pode te ajudar é buscar uma maneira de automatizar os cálculos. É bem verdade que muitas pessoas iniciam o planejamento financeiro fazendo anotações em um papel, o que definitivamente não é algo errado. Mas se não estiver dando certo com você, pode ser uma boa ideia procurar até mesmo aplicativos que ofereçam funcionalidades de controle financeiro pessoal.

Se nada der certo…

Ao seguir os passos supracitados, você está pronto para finalmente assumir o controle das suas finanças. Mas se nem isso der certo (o que por si só é consideravelmente improvável), cabe fazer uma reflexão sobre o seu atual padrão de vida. Afinal, se a sua receita é praticamente toda comprometida com gastos fixos, será que você não está extrapolando suas possibilidades? Pense nisso.

Gostou das dicas? Clique aqui e confira mais artigos no nosso blog!

Procurando um controle financeiro pessoal? Clique aqui e conheça agora!