O que é um ERP

O que é um ERP

A tecnologia foi evoluindo ao longo dos anos, conseguindo proporcionar diversas mudanças para a sociedade. Novas maneiras de se comunicar e de fazer negócios foram surgindo, proporcionando experiências inovadoras tanto para pessoas quanto para empresas.

A internet se desenvolveu e proporcionou milhares de oportunidades para que as organizações pudessem crescer cada vez mais, ao utilizar os recursos que constantemente apareciam no mercado.

Entre esses recursos, uma série de sistemas surgiram com o objetivo de fazer com que as empresas pudessem se organizar internamente, crescendo de maneira organizada e conseguindo valorizar ainda mais seus serviços.

Softwares foram sendo desenvolvidos para ajudar na gestão dos negócios, tornado possível que os empresários pudessem ter um controle maior de tudo o que está se passando dentro da empresa.

Dessa forma, entendendo a importância de fazer um bom gerenciamento de todos os setores para um melhor desenvolvimento dos negócios, foi criado o sistema ERP ou Enterprise Resource Planning, cuja tradução é Sistema de Gestão Empresarial.

O que é um ERP?

ERP é um tipo de software de gestão que foi criado com o objetivo de ajudar os empresários a gerenciar todas as áreas da empresa de uma maneira conjunta, utilizando apenas uma única plataforma.

Esse é um sistema que permite um acesso fácil e confiável a todos os dados de uma empresa. Com os resultados obtidos por ele, é possível ter um melhor diagnósticos sobre quais as melhores medidas que devem ser tomadas para aumentar a produtividade e diminuir os gastos.

As tomadas de decisão da empresa se tornam mais coerentes, uma vez que a capitação das informações fica mais bem armazenadas, disponíveis e organizadas, estando em uma base de dados confiável e segura.

Quais as vantagens?

O sistema ERP oferece alguns benefícios que podem fazer toda a diferença para ajudar na gestão de uma empresa. A mais importante delas talvez seja a possibilidade de integração de todos os setores e o armazenamento das informações em bancos de dados criptografados.

Além de também melhorar na tomada de decisões, diminuir os riscos e os erros, além de conseguir fazer uma análise confiável do desempenho das equipes, uma vez que muitos deles possuem uma plataforma de gestão comercial própria.

Quem pode utilizá-lo?

Empresas de todos os tamanhos, pequenas, médias e grandes, podem utilizar esse sistema. Porém, ele funciona de maneiras diferentes para cada categoria, dependendo muito do plano escolhido ou do pacote oferecido a elas. Mas, sem dúvida, o ERP é um grande aliado para proporcionar um grande crescimento nos negócios.

Como ele funciona?

Diferente de outros programas de softwares, esse permite uma melhor organização de todo o volume de informação que é gerado pela empresa. Ele pode conseguir auxiliar os setores utilizando certas funcionalidades que ajudam em diversas rotinas diárias, como gestão de colaboradores e o setor financeiro.

Quais os riscos de não adotar um ERP?

A falta de um sistema integrado de informações dentro de uma empresa pode prejudicar na troca de dados, podendo haver desencontro de informações, fazendo com que elas não cheguem de maneira segura à equipe responsável.

Outro ponto importante é que, sem a ajuda de um sistema ERP, todos os arquivos vão precisar ser salvos em servidores físicos, tornando-os mais suscetíveis a ataques de hackers e outros riscos externos que podem prejudicar o armazenamento e a veracidade das informações.