Você já ouviu falar em liberdade financeira?

Você já ouviu falar em liberdade financeira?

Um tema muito abordado recentemente nas redes sociais, no bate-papo entre amigos, nos encontros de família e demais grupos, a liberdade financeira tem ganhado a atenção e os holofotes. Mas você sabe o que realmente essa expressão significa?

Continue lendo este artigo e saiba o que realmente é a liberdade financeira e os seus principais aspectos.

O que realmente é liberdade financeira?

De forma geral, a liberdade financeira é quando você atinge o patamar de ter a livre escolha do que fazer com o seu dinheiro. No entanto, essa liberdade depende de outro fator: a independência financeira. Ficou confuso? Então vamos por etapas.

independência financeira é quando você consegue ter uma renda passiva que cubra os seus gastos. Nesse contexto, é considerada como renda passiva toda receita financeira que você recebe sem a necessidade de trabalhar, ou seja, você pode estar dormindo, no seu momento de lazer, viajando e, mesmo assim, obter uma renda mensal que cubra os seus gastos.

Dessa forma, a liberdade financeira é o próximo patamar após a conquista da independência financeira, pois, passa a ter menos preocupações com as questões de falta de dinheiro. Mas isso não significa ter descontrole dos seus gastos, ok?

A liberdade financeira permite ter maior tranquilidade de vida, desfrutando dos benefícios que o seu acúmulo de patrimônio proporciona em forma de receita passiva.

Mas como alcançar a liberdade financeira?

Essa é a pergunta que não quer calar, não é mesmo? Embora muito se fale em liberdade financeira, ainda há muitas pessoas que não sabem como alcançá-la. Para isso, nós descreveremos os principais pontos para que você alcance esse objetivo.

Tenha educação financeira continuada

Ter uma educação financeira de forma contínua é um dos principais elementos para que você alcance a liberdade financeira, pois, isso vai te proporcionar todo o conhecimento que necessita para realizar a boa gestão do seu capital financeiro e conhecimento do mercado de capitais e investimentos.

Controle os seus gastos

Outro fator importante para alcançar a tão sonhada liberdade financeira é controlar os seus gastos, de modo que, isso vai te ajudar a realizar uma reserva financeira.

Dessa forma, antes de qualquer gasto você deve se perguntar: eu quero ou eu preciso? A resposta para esse questionamento vai te direcionar da melhor forma quanto aos desembolsos financeiros, pois, o que não é urgente e importante pode aguardar para um momento mais adequado.

Invista as suas reservas

Dinheiro parado não rende juros nem pode te ajudar a construir um patrimônio que gere uma renda passiva, por isso, você deve investir as suas reservas financeiras e buscar a diversificação.

Dessa forma, o seu dinheiro vai começar a gerar uma renda passiva e, ao aumentar gradualmente os seus investimentos, chegará ao patamar de independência financeira.

Tenha um bom controle financeiro

Após adotar os passos anteriores você terá muitas informações para administrar, por isso, é fundamental ter organização e total gerência sobre o seu patrimônio financeiro, investimentos e rendimentos.

Nesse contexto, adotar boas práticas de controle e organização são fundamentais, para que assim, acompanhe a evolução do seu patrimônio e realize ajustes caso seja necessário na trajetória do alcance da sua liberdade financeira.

Viu como o conceito de liberdade financeira é fácil de entender? A partir da sua compreensão fica mais simples para que você realize o seu planejamento e estabeleça as suas metas.

Então, que tal começar agora mesmo a colocar em prática tudo o que você aprendeu nesse artigo? Toda jornada começa com o primeiro passo!

Gostou do tema de hoje? Não deixe de ver o nosso blog para ler outros conteúdos!

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!