Dicas para evitar dívidas

Dicas para evitar dívidas

O endividamento é um dos problemas enfrentados por boa parte dos brasileiros e essa realidade provoca uma série se dificuldades na vida de qualquer pessoa, sendo ainda ariscado uma pessoa nessas condições entrar nas dívidas e demorar anos para sair dela.

Contudo, existem diversas medidas que podem ser adotadas para evitar ficar endividado e é muito importante segui-las para manter uma boa saúde financeira e conseguir viver tranquilamente, sem sufocos e com as finanças sob controle.

Nesse sentido, preparamos algumas dicas que irão ajudar você a se manter longe do endividamento e garantir muito mais tranquilidade.

Livre-se das dívidas já existentes

Você pode não estar extremamente endividado, mas caso haja dívidas pendentes ou acumuladas, a melhor coisa é se livrar delas. Faça um cálculo de tudo o que você deve e verifique os melhores meios de realizar o pagamento do valor total.

Caso não seja possível pagar tudo, priorize as contas mais antigas ou até as mais altas. Planeje-se e faça uma economia, se for necessário, para conseguir quitar essas contas que, em um determinado momento, se não forem controladas, podem pesar no seu orçamento.

Negocie com seu credor para que você possa obter descontos nos casos de pagamentos à vista. Principalmente as instituições bancárias são muito adeptas a essa prática.

Não gaste de forma desordenada

Um grande aliado do endividamento é o gasto descontrolado e se você quer manter sua saúde financeira, é bom manter esse hábito longe.

Preocupe-se em gastar bem menos com coisas superficiais e desnecessárias que de pouco em pouco podem acabar comprometendo o seu orçamento. Uma certa extravagância em algum momento da vida não faz mal a ninguém, mas quando isso passa a se tornar um hábito, é sinal de problema.

Pague suas compras à vista

Outro fator que comumente gera o endividamento das pessoas são as compras a prazo ou parceladas. Se você tem esse costume, tente começar a fazer diferente para não correr o risco de se enrolar.

Evite pagar com cartão de crédito e principalmente parcelar as compras no cartão ou de outra forma. Prefira pagamentos à vista e se for inevitável parcelar, não prolongue muito o parcelamento.

Nunca deixe de considerar que pagamento parcelado pode gerar juros, sobretudo se você tiver que parcelar a fatura ou pagar o valor mínimo. Muitas pessoas entram em um endividamento tão grande por causa do cartão de crédito que acabam tendo o nome enviado aos órgãos de proteção ao crédito.

Tenha um bom controle financeiro

Para tudo na vida, é necessário planejamento e com a questão financeira, não poderia ser diferente. Por isso, faça um planejamento financeiro envolvendo seus gastos, seus rendimentos, projetos futuros e investimentos.

Esse planejamento é o que vai colocar suas finanças em ordem e lhe indicar os melhores caminhos para o seu futuro financeiro, além de ajudar você a administrar os seus gastos e a sua renda.

Sem um bom controle financeiro pessoal os riscos de ficar endividado são grandes porque isso faz você gastar mais do que deve ou perder o controle do seu orçamento.

Mais importante do que qualquer coisa, é que você pense muito bem sobre onde você irá aplicar o seu dinheiro e de que forma vai gastá-lo.

Como você viu nesse artigo, não há grandes segredos para se manter longe do endividamento e também não é preciso ganhar muito dinheiro para alcançar esse objetivo. Um bom planejamento e muita consciência são a chave de tudo.

Agora que você já sabe quais são os melhores caminhos para evitar o endividamento, leia outros artigos do nosso blog sobre finanças e tenha acesso a muito mais dicas.