Vantagens e desvantagens do cartão de débito

Vantagens e desvantagens do cartão de débito

O cartão de débito é a forma mais popular de transação sem dinheiro – e tem vantagens tanto para consumidores que desejam pagar por bens ou serviços quanto para empresas.

A maior parte desses cartões são emitidos por bancos e representam uma forma muito confiável de transação econômica, oferecendo uma alternativa de pagamento para quem não quer ficar carregando dinheiro por aí. Porém, também há desvantagens. Acompanhe para saber mais.

Vantagens e desvantagens para clientes

Para os clientes, as principais vantagens são:

- O cartão de débito pode ser obtido facilmente: ao abrir uma conta poupança ou conta corrente, a maior parte dos bancos emite o cartão de débito gratuitamente. Preencha a documentação necessária junto à sua instituição financeira para solicitar o seu.

- Conveniência: uma das vantagens é poder usar para transações e saques em caixas eletrônicos.

- Evita dívidas: diferente do cartão de crédito, que dá espaço para compras impulsivas e permite que você comprometa sua saúde financeira a médio e longo prazo, o cartão de débito mantém você sob controle, já que você só pode gastar o que tem em sua conta.

- Aceito em diversos estabelecimentos: hoje em dia, cartões de débito são aceitos em praticamente qualquer lugar. Mesmo vendedores ambulantes possuem suas maquininhas de cartão.

- Segurança: o cartão de débito também evita que clientes precisem carregar dinheiro. Considerando a periculosidade das cidades, isso evita perder grandes quantias em caso de assaltos. Numa situação como essas, o cartão pode ser facilmente bloqueado.

As principais desvantagens para os clientes são:

- Não há operações de crédito: todas as transações estão limitadas ao valor disponível na conta;

- Cheque especial: nos casos específicos em que o banco permita consumir além do que há disponível na conta, o consumidor entra no cheque especial, que tem juros mensais muito altos.

- Difícil contestar uso fraudulento: caso alguém roube os dados do cartão, em especial o PIN e o CVV, é difícil comprovar junto ao banco que os dados foram roubados;

Vantagens e desvantagens para empresas

Aceitar cartões de débito é uma prática comum em empreendimentos de todos os portes – mesmo ambulantes já possuem suas maquininhas, pois sabem que muitos consumidores preferem não carregar dinheiro consigo.

Entre as vantagens para os negócios podemos citar:

- Tempos de aprovação mais rápidos: diferente dos cartões de crédito, que muitas vezes demoram para aprovar transações, os cartões de débito têm aprovações muito mais rápidas, fazendo apenas uma checagem para garantir que haja o saldo na conta (ou limite de cheque especial);

- Opções para e-commerce: facilita a venda pela internet, sendo mais uma opção para quem deseja fazer transações online;

- Aumenta as vendas: como a venda por débito traz conveniência para os clientes, você evita perder clientes por não aceitar cartão;

- Maior segurança: diminui a quantidade de dinheiro em espécie na loja física, o que torna seu estabelecimento menos atraente para roubos;

- Mais fácil de gerenciar as vendas: com sistemas de gerenciamento fica mais simples acompanhar as vendas e visualizar as transações feitas por débito na hora de fechar o caixa; Com nosso sistema online de controle financeiro, sua gestão fica muito mais simples e eficiente.

Dentre as desvantagens para empresas, estão:

- Taxas de débito: transações de débito geralmente têm taxas associadas de 2 a 3,5%;

- Prazo de recebimento: o recebimento das vendas por débito caem posteriormente, em data que pode variar a depender da operadora.

E então, gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog para mais informações.

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal eEmpresarialClique aqui e conheça agora!